Muito legal estar nesse local histórico da minha cidade de Olinda em Pernambuco. Igreja construida por volta do ano 1580 por frades Carmelitas católicos. Lá fomos muito berm acolhidos pelo frei Alberto, que atualmente é o administrador do Santuário.
Christovão Oliveira Junior
+4
Esta igreja foi construída em 1580 como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo.
Ela fica no alto de um morro e oferece vistas privilegiadas da cidade.
Uma curiosidade desta igreja é que ela foi confiscada pelo Império em 1874 e foi propriedade da União até 2012.
É o primeiro templo Carmelita das Américas.
Pela sua beleza e localização é muito procurada para a celebração de casamentos.
A Igreja e todo o conjunto da Praça do Carmo constituem um dos mais importantes pontos turísticos de Olinda e certamente oferecem belas visões aos visitantes.
Set/2023-Belíssima Igreja, sem palavras, as fotos dizem tudo.
Localizada na parte baixa de Olinda, em ampla praça. Cercada pelo casario histórico, formando um belo conjunto.
A igreja é linda, a missa é excelente, o padre é muito bom, a igreja por dentro está muito bem conservada, porém, por fora está precisando urgente de uma pintura, a primeira igreja q o turista vê quando chega em Olinda é essa, e a pintura está muito feia. 5 estrelas pela importância da igreja, e pela missa, mas precisa de cuidados.
Lugar lindo, mas está bem descuidado. Sem apresentou nenhuma segurança para turistas.
Igreja centenária que já foi um convento.
De arquitetura e beleza muito bonita e também bem conservada.
No dia da minha visita a porta frontal estava fechada, mas havia uma porta lateral aberta para acesso a nave da igreja.
Recomendo a visita.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda, popularmente conhecida como Igreja do Carmo de Olinda, é um templo católico da cidade de Olinda, em Pernambuco, no Brasil.[1]
É o mais antigo templo da Ordem dos Carmelitas nas Américas.[2]
História
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda teve sua construção iniciada por volta de 1580, quando a Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda, na ermida de Santo Antônio e São Gonçalo. Quando a cidade foi destruída pelos holandeses, no ano de 1631, a igreja e o convento sofreram sérios danos. A partir de 1654, com a expulsão dos invasores, os frades voltaram ao convento em ruínas e deram início à reconstrução. Em 1704, começaram as obras internas e foi erguido o cruzeiro em sua frente. A torre do lado sul foi concluída em 1726.[1]
O templo foi fechado em 1820 com a transferência do padre prior para o Recife, o que provocou o abandono do convento. Outro grande golpe veio em meados do século XIX quando as fachadas Leste e Norte do convento ruíram, abrindo espaço para a ação de vândalos e saqueadores. Foi em 1897 que o frei Mariano do Monte Carmelo Gordon fez obras de restauração na capela-mor e mandou camarim com suas arcadas, pilastras e abóbada e nos anos de 1966 e 1968, foram realizados restauros já pelo Iphan (na época, SPHAN), que devolveram à igreja seu traçado primitivo,[1] que segundo José Luiz Mota Menezes mostra a influência maneirista da escola de Vignola, mesclada a elementos barrocos.[3]
Por ser um ponto turístico tão visitado, deveria ter feito uma restauração ou uma pintura nessa igreja tão importante para a história de Olinda
Uma das mais belas igrejas de Olinda. O interior é deslumbrante. Sou suspeito para falar pois amo arte sacra, por isso sempre que entro em estruturas assim fico apaixononado. Todos que visitam esta cidade e gostam de prédios históricos tem a obrigação de passar aqui. A escadaria que direciona á entrada da igreja é simplesmente perfeita. Visitem, apreciem e compartilhem esse patrimônio histórico pernambucano.
Após 17 anos em reforma, Igreja do Carmo reabre, fundada antes de 1580, inicialmente como uma ermida ( pequena igreja ou capela em lugar ermo ou fora de uma povoação ) contem 10 altares laterais 01 deles em "encantaria " feito de pedra.
No dia que eu fui, estava fechada
Manoel Augusto Paranhos
+5
Essa é a primeira construção carmelita na América Latina. Apresentando uma arquitetura exterior simples marcada pelo início do século XVI. O seu interior possui 6 altares laterais e o altar mor com rico ornamento barroco trazendo a imagem de Nossa Senhora do Carmo, dos profetas Elias e Eliseu, e de Santo Antônio. Também na lateral existe um belíssimo altar onde encontra-se o Santíssimo Sacramento.
Minha experiência nesta linda igreja foi sensacional dia do batizado do meu primo Samuel e o melhor ter a oportunidade de ser batizado pelo frei Alberto
Um lugar que transmite uma sensação de Paz. Nos passa algo que interiormente nos faz sentirmos nos tempos de Cristo.
Esse caldinho é uma maravilha!! Vale a pena esperimentar.
Igreja de 1580, da Ordem das Carmelitas. Parte dela foi destruída em 1631, quando os holandeses chegaram à região. Na fachada é possível ver a influência do barroco na arquitetura da igreja. Está ainda bem perservada.
Foi a primeira igreja da Ordem dos Carmelitas a ser construída em terras brasileiras, no período de 1580 à 1620. No século XVIII passou por restauração. A fachada da igreja do Carmo é em estilo colonial renascentista, com colunas, portas e janelas trabalhadas. Apesar das frequentes remodelações pelas quais passaram, mantêm ainda, quase todo o aspecto primitivo que possuíam na metade do século XVII, podendo-se dizer que caracterizam a própria renascença brasileira.
An error has occurred! Please try again in a few minutes