Comentàrios Café Das Ruínas

5
Jean Venancio
+5
Situado no Bairro de Santa Teresa, próximo a Escadaria Selarón, e do Museu cantinho do Céu, o Parque Ruínas faz jus ao processo histórico e cultural carioca. O mesmo foi construído durante 1898 a 1902. Era residência da multimilionária Laurinda Santos Lobos. O antigo casarão em meados da década de 1920 foi um dos principais locais de encontro do Movimento Mordenista carioca. Além de sedia as mais belas festa da mais altas classe carioca. Em 1946, com a morte de Laurinda, a casa fica praticamente abandonado, o Instituto o qual herdará O imóvel, ágil com tamanha imprudência, não preocupou-se com a conservação e manutenção do local. Decorrente do abandono, o lugar foi invadido e saqueado, também foi ocupado por moradores de rua. Apenas em 1993 o Governo do RJ tombou as ruimas, como Patrimônio Histórico. E em 1997 foi inaugurada o Parque Ruína, atualmente chamado de Parque Glória Maria. A elegância do Palácio sede espaço para os tijolos amostra em contraste com os vidros e as estruturas metálicas. O Palácio tem uma vista deubrande de toda a Baía de Guanabara, além de apresentar diversas exposições e manifestações artística, o local nos ensina que a arte em constante mudanças e a todo o tempo surge novas manifestações artística, onde o passado e o presente caminho lado a lado. Vale muito a pena conhecer e se deslumbra com essa história, com certeza vai sair do local com uma boa bagagem de saber.
5
Carla Lima
+5
Parque das Ruínas é um lugar lindo aqui no Rio, e fica próximo à Escadaria Selaron ( depois que você sobe a escadaria toda continua subindo as ladeiras). Tem visão do Pão de Açúcar,Lagoa, ponte Rio- Niterói e a entrada é gratuita. Havia pesquisado antes e vi on-line que fechava às 16h mas fui no feriado e o parque só fecharia as 17h. De fato são ruínas, mas lindas e com visão basicamente 360 graus do Rio. Se atende a procurar informações certas para conseguir tudo dessa região, leve água se for subir apé, mas tem a possibilidade do Uber ou moto. Vale muito o passeio, pelas fotos, pelo visual, e pelo ambiente!!!
5
claudia conforte
+5
Hoje, Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria. Uma das vistas mais bonitas do bairro. Localizado em Santa Teresa, um dos bairros mais fantásticos do Rio de Janeiro ao meu ver. Abriga um teatro, galerias, palco externo, um café. Um palacete em ruínas, mesmo assim não perdeu seu encanto. Na Belle Époque Carioca era o Palacete Murtinho Nobre, erguido em 1898, residência de Laurinda Santos Lobo, herdeira da Companhia Matte Larangeira. Um dos pontos mais frequentados da vida cultural carioca. Frequentado na época por Villa Lobos, Tarcila do Amaral, Isadora Duncan, entre outros. Após anos de abandono e dilapidação o governo do Estado do Rio de Janeiro tombou o que restou. Hoje um local para visitar, contemplar e curtir.
4
Sabrina Delanora Ramos
+4
A entrada é gratuita. Mas meu conselho é para que vá dia de semana e fora de feriado. Fui no dia 10 de setembro pela manhã e estava cheio. Tinha que ficar disputando lugar para tirar foto. Minha dica é para que você visite o parque depois de ir na escada de Selarón, caminhe uns 15 minutos e você pega no parque. Lá de cima você terá vista para o Pão de Açúcar.
4
Pedro Lira
+4
No geral vale apena, tem uma vista linda, mas quando eu fui estava em reforma a parte de cima, que tem a melhor vista e o acervo. Porém se for pra santa teresa só pra ver o parque das ruinas n sei se vale apena
5
Lee Costa
+5
Lugar interessante! Visitei e tirei fotos apenas. Mas no local tem Galeria e Teatro, além de um café! Avista é linda, dá Baía de Guanabara, e centro do Rio de Janeiro.
5
Marcelo Almeida
+5
Entrada gratuita, visual lindo, ambiente limpo e lanchonete/bar com várias opções. O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural localizado no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo. Conhecida como "a marechala da elegância", ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, hoje um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação. As ruínas do antigo palacete passaram por um processo de restauro e impermeabilização minucioso.
5
LaCrista Dança* Laura e Cristal
+5
O parque é lindo! Ótimo para tirar fotos da Enseada de Botafogo, Baía da Guanabara, muitas paisagens, lindo! Mas pode ser melhor, ser mais cuidado na limpeza, informação... Recomendo a experiência
5
Cláudio Pampa
+5
Interessante para belas fotos... o teatro lá foi rebatizado com o nome da jornalista Glória Maria.. linda homenagem em sua memória... sacada tem uma vista linda do Rio
5
Mariana Oliveira
+5
Parque das ruínas é o lugar Instagramavel mais econômico do Rio, já que tem várias paisagens diferentes, as próprias ruínas são lindas e é tudo gratuito. É possível chegar de bondinho (20 reais ida e volta) e a pé. Para pegar o bondinho, a estação Carioca é mais prática, mas pra ir a pé até lá é melhor saltar na saída da Cinelândia que dá no Starbucks/Cine Odeon. A experiência de ir de bondinho é muito legal, mas tem que estar preparado pra filas longas para embarcar na estação da Carioca. Hoje (07/05) às 10h a espera era de 1h 30min em pé na fila para pegar o bondinho. A opção ainda mais econômica é ir a pé pela escadaria de Selarón. O lado bom é fazer dois pontos turísticos em 1, mas tem que estar com as pernas em dia porque é muita subida de escada e ladeira, embora a distância não seja tão grande. Hoje estavam acontecendo várias coisas ao mesmo tempo, a visitação às ruínas, uma exposição e um evento de literatura e isso fez o parque lotar... Logo num dia quente e de falta de água no bairro. O local é seguro, bem conservado e lindo. Faz jus a fama. Por ser um lugar mais visual, recomendo para quem é turista ficar de 1h a 2h no máximo, tomar um suco ou drink no quiosque e partir para outros pontos do centro do Rio.
5
Lucas Chiquetto
+5
Eu amo Ruínas. E este lugar tem ruínas que eu teria à minha volta, na minha casa, ainda mais com uma vista desta. Para chegar até lá dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. ❤️
5
João Pedro Rocha
+5
Parque Gloria Maria, agosto 2023 🤎 Local com vista incrível, com café gostoso e muita arte durante a 31° arte de portas abertas - Santa Teresa. A obra de arte da foto foi feita no dia dessa postagem.
4
Marcelo E. Costa
+4
Um local de eventos teatrais e ótimo para fotos, além de proporcionar uma vista incrível! Recomendo!
5
Lau Maranhão Canções para a Educação Infantil.
+5
O Parque das Ruínas possui mirantes com vista lindíssima da cidade maravilhosa. O lugar possui um que de mistério e ao mesmo tempo de romantismo. É um belo ponto turístico do Rio de Janeiro que vale a pena conferir.
5
Neoli Petris
+5
O parque das ruínas é um espaço para diversas atrações culturais. Possui uma das mais belas vistas para a Baía de Guanabara e do outro lado para o centro do Rio de Janeiro.
5
ROBERTO ARRAIS
+5
PONTOS POSITIVOS: Vale super a pena conhecer o local, por causa das vistas da zona norte, sul e centro do RJ; Tem banheiros no local e água potável; PONTOS NEGATIVOS: Para chegar até ao mirante necessita subir em uma rampa, não sendo muito ideal para cadeirantes; Não tem estacionamento próximo do local.
5
Matheus Costa (ico)
+5
É um mirante incrível para a cidade. Além das próprias ruinas em si, ele é uma ótima opção pra quem quer tirar fotos das alturas sem precisar comprar ingressos para o Cristo, Pão de açúcar ou Roda gigante pra isso, afinal, é um centro cultural com entrada gratuita.
5
KEMY RUAMA DE DEUS RUIZ
+5
É muito maior e bonita do que conhecia nas fotos, linda mesmo, lugar q vale a pena, sempre subir de bonde p o bairro Santa Teresa p chegar na escada de cima p baixo e no final da descida muitas lembranças do Rio e próximo aos Arcos da Lapa..
4
Eduardo Marques
+4
Aqui temos um daqueles palacetes do final do século XIX, começo do XX, que serviu de moradia para uma das pessoas riquíssimas da época e que oferecia bailes famosos. O local tem somente as ruínas da casa, mas oferece vista espetacular para o lado do Morro do Pão de Açúcar, Botafogo e Urca. Do outro lado, tem vista para o Centro da cidade, baía de Guanabara e ponte Rio-Niterói. Há, também, alguma exposição de quadros, pinturas etc. Oferece, também, um teatro e um local para pequenos shows. A entrada é gratuita, tem banheiros e água potável gelada. Há uma pequena cafeteria, que oferece cafés, sucos, salgados e outros lanches.